Fabricantes RecicladoresPor pressões da indústria de impressoras, a remanufatura de cartuchos de toner e recarga de cartuchos, eram vista no seu período inicial, como uma atividade sem importância e marginalizada pela sociedade.

As indústrias difundiram vários mitos sobre a remanufatura/recarga, sendo que, em alguns países, foram judicialmente obrigados a reconhecer que a difusão de informações maldosas era somente jogada de marketing, tais como:

  • Que cartuchos reciclados estragavam as impressoras dos usuários;
     
  • Que só usavam remanufaturados os usuários que não possuíam condições econômicas de utilizar cartuchos novos;
     
  • Que quem usa cartuchos remanufaturados perde automaticamente a garantia dada para toda a impressora.

Temos que ter em mente, que um fabricante vende uma nova impressora para o mesmo usuário, a cada 3 ou 4 anos em média. No caso de cartuchos, o usuário necessita repô-los quase que mensalmente, dependendo da extensão de seu trabalho. Isto representa uma fatia do mercado extremamente grande, e que os fabricantes não querem perder.

Os novos projetos de impressoras laser chegaram a inserir chips nos cartuchos utilizando sistemas que os licenciavam para single use, impedindo eletronicamente que pudessem ser remanufaturados.

A Lexmark Internationl Inc. teve contra si, em 1998, um processo de investigação movido pelo Federal Trade Comission (FTC), Serviço de Protenção ao Consumidor e Serviço de Competição dos EUA, por prática lesiva a concorrência em sua linha de impressoras e cartuchos de toner Optra 5, pela inserção de chips single use, numa clara infração as leis antitrustes dos EUA. O despacho, desfavorável ao fabricante, cita o desastroso impacto que isto traria ao robusto setor de cartuchos de toner reciclados, que em 1998 representava US$ 1 bilhão de vendas anuais só nos EUA.

Recentemente a Hewlett Packard (HP) introduziu uma linha de impressoras Série Profissional 2000C, que inclui uma restrição single use only, que difere levemente da tática da Lexmark, porém também restringe a competição a partir de cartuchos remanufaturados: o remanufaturador precisa comprar da HP o cartão com o micro chip dedicado a cada recarga de cartucho, mantendo a dependência junto ao fabricante. O FTC continua fazendo investigações para coibir legalmente tais práticas.

Mais recentemente, a Xerox mundial lançou um programa que fornece impressoras gratuitamente, sob determinadas condições, desde que o cliente mantenha fidelidade na hora da compra de suprimentos. Isto prova que o foco da empresa fabricantes está mudando, da simples venda de impressoras, para a venda de suprimentos desta cadeia produtiva.


Fast Toner 
Praça Tiradentes 10, sala 2201
Rio de Janeiro - Centro - RJ

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.